Em decorrência da pandemia, o reajuste anual das tarifas de água e esgotos da Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento) que ocorre no mês de julho, foi adiado este ano em 90 dias pelas agências reguladoras, entrando em vigor a partir de 1º de outubro. No caso da Agergs, que é conveniada com 290 municípios, e a Agersb Agesb, de São Borja, o índice é de 5,93%. A Agesan, que regula 15 municípios no Vale do Sinos, aplicará 4,63% de reajuste nas contas de água e esgotos, e a Agerst, de Santa Cruz do Sul, o índice aplicado foi de 4,41% com reflexo na tarifa no dia 1º de outubro. Os índices são calculados com base em cesta de índices para o setor de saneamento o qual incidirá sobre a totalidade dos serviços praticados pela Companhia. A correção, que é anual, incide sobre as faturas emitidas a partir de 1° de julho. Porém, em razão da pandemia vivenciada, o reajuste refletirá para os usuários somente nas contas emitidas a partir de 1° de outubro de 2020.
No caso dos municípios da Agesan, os valores de reajuste não cobrados nos meses de julho, agosto e setembro serão distribuídos pelos próximos nove meses, contados a partir de 1º de outubro deste ano. A relação dos municípios conveniados à Agesan e à Agergs pode ser consultada no site da Corsan (corsan.com.br). A tabela tarifária e a de serviços indiretos estão disponíveis para consulta no site e nos escritórios locais da Companhia.
Desde março a Corsan isentou a tarifa social aos clientes de baixa renda e decidiu também manter suspensos os cortes de fornecimento de água por não pagamento da conta. Tais ações garantem, por seis meses consecutivos, uma série de benefícios que visam apoiar os usuários da Corsan no combate aos efeitos financeiros causados pela pandemia. Além disso a Corsan iniciou hoje, no dia 1º de setembro, um programa de renegociação de dívidas antigas que terá validade nos próximos 90 dias.
Fonte Corsan RS Foto divulgação
Comentários