A Administração Municipal, através da Secretaria da Saúde iniciou o ano realizando o LIRAa – Levantamento Rápido de Índices de Aedes Aegypti. O levantamento se dá através de sorteios das áreas da cidade, cadastradas no sistema, que são divididas em quarteirões a serem visitados pelos Agentes, a fim de verificar o índice de infestação da cidade.
Nestas primeiras verificações, os Agentes de Saúde coletaram cinco amostras de larvas, que foram encaminhadas para análise de laboratório Regional em Caxias do Sul, a fim de serem identificadas para o Aedes, ou não. Ao término desta ação, os agentes iniciam as visitas normais em todas as residências do município, a fim de monitorar e orientar os moradores sobre os cuidados sobre a água parada.
Em 2019, a Vigilância Ambiental do Município confirmou 21 amostras positivas para o mosquito Aedes Aegypti, sendo que uma delas com o mosquito vivo. A participação da comunidade, no controle e vigilância dos ambientes domésticos e de grande importância para eliminarmos os focos do mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus.
Confira algumas dicas para ajudar a combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue, febre chikungunya e zika vírus.
– Não deixar água parada ou nada que possa servir de proliferação do mosquito;
– Guardar pneus sob abrigos ou cobertos;
– Fechar caixas d’água, tóneis e latões;
– Escovar bebedouros de animais;
– Eliminar os pratos de plantas;
– Manter desentupidos ralos, canos, toldos e marquises;
– Tratar a água da piscina durante todo o ano;
– Fechar bem sacos plásticos e manter as lixeiras sempre fechadas;
E em caso de dúvidas entre em contato pelo 3461.8954 ou pelo whats da prefa 9 9927.1540.
Comments